Viva e morra para a Glória de Deus


Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me! ” João 21:18-19
Pensamento: Quando João escreve este texto muito provavelmente Pedro já havia morrido. (Segundo a tradição, Pedro foi condenado a morrer em uma cruz e pediu que o crucificassem de cabeça pra baixo pois não se achava digno de morrer como morreu o seu Senhor).

Neste texto percebemos que até nossa morte pode e deve glorificar a Deus. Na verdade, Jesus disse que aquele que não aborrece a sua própria vida, aquele que não toma a sua cruz e o segue, não é digno de ser seu discípulo.
Ao analisar a história de Pedro podemos perceber que depois desta conversa, aquele homem tímido, pensando em desistir, que tinha negado o mestre por três vezes, se torna o pilar da igreja. Sua sombra curava. E seu final foi triunfal.
Alguns estão apenas à procura de três refeições diárias, uma vida confortável e poder morrer tranquilo, de preferência dormindo. Talvez você goste quando alguém prega ou escreve dizendo que sua vida vai ser melhor, ou que Deus irá te fazer um vencedor em todas as áreas. Mas e se essas palavras de Jesus fossem para você hoje? Você ainda assim o seguiria?
Para Pedro, não havia outra saída. Se quisesse seguir o mestre ele morreria em uma cruz. (Sabemos disto e percebemos que Jesus profetizou isto bem antes de acontecer).
Porém, o que vemos, é que quanto mais ele seguia a Jesus, mais ele crescia. Mais o Senhor o usada, a mais intrepidez ele tinha. Sua morte não foi uma tragédia. Foi o ápice. Foi o Gran Finale!!!
Quando Pedro estava para ser morto em uma cruz, ele provavelmente se lembrou destas palavras de Jesus. Porém ele sabia que Jesus venceu a morte. Lembrou-se das palavras de que seria perseguido e morto por causa de Jesus, e que por isto era bem-aventurado. Pedro, encontra coragem e ousadia para escolher morrer de cabeça pra baixo.
E neste grande final, se torna um mártir, e creio que assim como Estevão, Jesus o recebeu de pé nos céus!
Que tipo de vida e morte você tem tido ou pretende ter? Sua morte pode ser vergonhosa (porque sua vida foi assim) ou pode ser triunfal. Isso apenas depende de quem irá comandar sua vida. Se você vai para onde você quer e deseja, seu final será trágico, sem triunfo. Se você vai para onde NÃO deseja, porém diz: Seja Feita a Tua Vontade e Não a Minha!! Seu final será triunfal, há um gran finale pra você também! Jesus quer te receber em pé nos céus.
Você pode procurar a porta larga, o caminho mais tranquilo, porém o fim é terrível. Morrer dormindo não é o final. Há quem tenha morrido dormindo e foi parar em densas trevas. E há quem morreu sendo apedrejado (Estevão), decapitado (João Batista) ou crucificado (Pedro) que logo em seguida entrou para o gozo eterno, e a leve e momentânea tribulação gerou para eles um eterno peso de glória.
Ore: Senhor Deus, sei que esta oração pode ter implicações eternas e que nem eu sei o que pode acontecer no futuro, mas quero seguir-te. Quero que minha vida e morte glorifiquem ao Senhor! Em nome de Jesus, Amém!

Nenhum comentário: